Física
RELATÓRIO – PRÁTICA 3 LINHAS DE CAMPO
2014
INTRODUÇÃO
Linhas de campo são linhas invisíveis que estão presentes no espaço, dentre elas esta o campo Gravitacional, Elétrico e Magnético.
OBJETIVO
Visualizar experimentalmente as linhas de força e linhas de indução.
MATERIAL USADO
Imãs, papel, pó de ferro, Óleo de rícino.
DESENVOLVIMENTO
CAMPO GRAVITACIONAL
A interação entre dois corpos que possuem massa ocorre devido a um campo que eles geram ao seu redor, esse campo é chamado de campo gravitacional, ou seja, o campo gravitacional é a região de pertubação gravitacional que um corpo gera ao seu redor.
Colocando-se um corpo de massa m na região do campo gravitacional de um corpo com massa M, temos:
A força que a massa M exerce sobre a massa m tem intensidade dada pela Lei Gravitação Universal de Newton e deve ter a mesma intensidade que a força peso, desta maneira:
F = P
G é a constante de gravitação universal (G=6,67 . 10-11Nm²/Kg²).
Esta equação determina a intensidade do campo gravicional, de qualquer corpo em qualquer lugar.
Com esta equação não podemos calcular a acelaração da gravidade da Terra, pois ela possui movimento de rotação, não é totalmente esférica e não é homogênea, tais características faz com que a Terra tenha uma aceleração da gravidade diferente do seu campo gravitacional.
CAMPO ELÉTRICO
Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.
Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.
É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se