Relatório de física
Pâmela Silva Jácomo Evangelista
Philipjohn Ribeiro Silva
Engenharia Civil
Denis Rezende
1) INTRODUÇÃO
Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor. Para entendê-lo basicamente, pense em uma xícara de café quente sobre uma mesa. Após algum tempo este café estará frio, ou melhor, com a mesma temperatura que o ambiente. Este fenômeno não é uma exclusividade da xícara de café quente e ocorre com todos os corpos que estão em contato com outros em temperaturas diferentes. Por que isso ocorre?
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual (o café e o ambiente). Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", portanto, durante este processo, o nível energético (grau de agitação molecular) do corpo mais quente diminui, enquanto que o do corpo mais frio aumenta. Como a energia térmica de um corpo depende, além da sua massa e da substância que a constitui, da sua temperatura, conclui-se que as variações de temperatura estão associadas às variações de energia térmica, a esta transferência de energia dá-se o nome de calor.
Segundo Halliday, Resnick, Walker (1996) “[...] então calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura [...]”.
O calor é estudado pela calorimetria no ramo da termodinâmica. Figura – Corpos em temperaturas diferentes Figura – Transferência de calor e temperatura de equilíbrio
A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui.
A unidade mais utilizada para a quantidade de calor (Q) é