Relatório de física 3
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Discente:
Disciplina: Física Geral e Experimental III
O OHMÍMETRO, VOLTÍMETRO E O AMPERÍMETRO
PORTO VELHO – RO
06/03/2013
INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS
1. O Ohmímetro
O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento. Os ohmímetros são regra geral parte integrante de um multímetro, constituindo assim uma das múltiplas funções que disponibilizam (é comum os multímetros integrarem as funções de ohmímetro, amperímetro e voltímetro, além de outras funções, relacionadas com o teste de dispositivos electrónicos e a realização de operações sobre as medidas efetuadas).
2. O Voltímetro
O voltímetro é um instrumento de medida da amplitude da tensão eléctrica. É dotado de duas pontas de prova de acesso ao exterior (Figura 1.9.a), através das quais se pode medir a tensão aos terminais de uma fonte de tensão constante, entre dois quaisquer pontos de um circuito eléctrico, ou ainda entre um qualquer ponto e a referência.
A ligação de um voltímetro ao circuito é de tipo paralelo. O mesmo é dizer que durante a medição o instrumento constitui um caminho paralelo ao elemento ou circuito a diagnosticar. No entanto, um voltímetro ideal procede à medição da tensão sem absorver qualquer corrente eléctrica (apresenta, por isso, uma resistência eléctrica de entrada infinita), característica que garante a não interferência do aparelho no funcionamento do circuito.
3. O Amperímetro
O amperímetro tem como finalidade medir a corrente elétrica, contínua ou alternada. Deve ser ligado em série com o circuito que se quer medir.
A medida de corrente será ideal se o amperímetro não possuir resistência interna, pois somente assim as correntes e tensões do circuito não serão alteradas.
Em corrente alternada, não é necessário preocupar-se com a polaridade do amperímetro. A corrente deve entrar pelo polo positivo e necessariamente sair pelo