Relatório de Fisica - Pendulo
Neste trabalho, por meio de constatações e resultados obtidos mediante experimento prático realizado em laboratório, mostraremos que o movimento de um pêndulo simples descreve um M.H.S. (Movimento Harmônico Simples), desde que este seja para ângulos pequenos.
O fenômeno físico conhecido como pêndulo simples é definido como “um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente”. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m. O pêndulo simples é composto por uma partícula de massa m (chamada o peso do pêndulo) suspensa por uma das extremidades de um fio inextensível, de massa desprezível e comprimento L, cuja outra extremidade é fixa.
Objetivos
Realizar experiências quantitativas do movimento de um pêndulo simples medir a aceleração da gravidade utilizando um pêndulo simples Determinar o período, a frequência, a velocidade angular, aceleração centrípeta do pêndulo simples. Usar um cronômetro de mão para obter a melhor estimativa do período de um pêndulo de comprimento fixo, bem como a melhor estimativa da incerteza nesse valor. Investigar a possibilidade de diminuir a incerteza no período medindo vários períodos juntos. Usar operando calculado para obter uma estimativa da aceleração local da gravidade e a incerteza nesse valor. O seguinte relatório tem como propósito final,constatar a relação entre o período de oscilação e a amplitude e também definir a aceleração usando um pêndulo simples.
Materiais e Métodos
Materiais
Os materiais utilizados para a realização do experimento de pêndulo simples foram os seguintes: Suporte vertical com tripé para fixação; Trena ou régua;