muito bom
HISTÓRICO
A avaliação de desempenho 360º- também conhecida como Feedback, é um sistema de avaliação que surgiu em algumas Universidades americanas na década de 70, onde alunos começaram a avaliar os professores. Na década de 80 estendeu-se às grandes companhias americanas e européias, onde atingiu muita popularidade. Chegou ao Brasil por volta da década de 90.
REVISÃO DA LITERATURA
A maioria das empresas brasileiras, apesar dos avanços tecnológicos, ainda prefere a implantação dos sistemas clássicos de avaliação de desempenho, notadamente o chamado sistema de Escalas Gráficas.
Introdução
A Avaliação de desempenho 360º é um sistema de avaliação e de feedback de extrema importância para a organização que permite um melhor desenvolvimento de cada empregado sobre sua atuação ou desempenho na empresa, permitindo que ele tome conhecimento de seus pontos fortes e fracos. Essa modalidade de avaliação de desempenho tem sido utilizada por várias organizações, como instrumento de aumento da produtividade e do crescimento profissional.
Segundo Moura(2003), “a sistemática de avaliação de mérito empregada habitualmente, na maioria das organizações, sejam públicas ou privadas, centra sua atuação numa série de observações, registradas com periodicidade anual em fichas de conceitos, preenchidas pelos superiores imediatos.” Continua, mais adiante, afirmando que “ os sistemas de desempenho ou mérito, baseados na sistemática acima, apresentam-se extremamente imprecisos e injustos, não atingindo, por conseqüência, os objetivos para os quais foram concebidos.”
Esses métodos tradicionais de avaliação, independentemente de sua abordagem ou estruturação, são centralizados na