Relatório de Farmacologia de vias de administração de medicamentos para pequenos animais
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA
4º SEMESTRE 2014
Relatório de aula prática - Farmacologia
Tema: Vias de administração de fármacos em pequenos animais.
LEME/SP
2014
Sumário
Metodologia da aula Prática.......................................................................................................02
As possíveis vias de administração de fármacos em pequenos animais....................................03
Conclusão....................................................................................................................................05
As possíveis vias de administração de fármacos em pequenos animais são:
Vias de administração parental:
Via intravenosa – Os medicamentos são injetáveis diretamente na veia, na corrente sanguínea. Por esta via apenas se administra soluções aquosas, não podendo ser usada substancias oleosas ou insolúveis. Não passa pelo sistema gastrointestinal, possui uma resposta rápida e precisa de técnica especializada, pois pode ocasionar embolias, extravasamentos e contaminação.
Via Intramuscular – Os medicamentos são injetáveis diretamente na massa muscular, é necessário cuidados, pois o músculo possui uma elevada vascularização, a resposta do fármaco é rápida mas não como a intravenosa. Possuem três formulações para administração como: Solução Aquosa, solução oleosa e suspensões. Quanto mais a solução é oleosa mais dolorida sendo assim necessário que deixe a solução mais aquosa, semelhante ao soro sanguíneo, não podendo ser em grande volume. É a via de escolha para anestésicos ou pré-anestésicos, via de melhor escolha.
Via Subcutânea ou Epidérmica – Os medicamentos são injetáveis de baixo da pele, no tecido subcutâneo. Absorção é lenta, não possui irrigação, pode ser em grande volume, cuidados com medicamentos muito oleosos pois pode ocasionar abcessos de aplicação.
As administrações menos usadas ou não