Apontamentos sa
FÁRMACO
Fármaco deriva do termo grego phárn, que tanto pode significar veneno como remédio. Na terminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida, dotada de propriedades farmacológicas e com interesse médico.
Num sentido amplo um fármaco pode ser definido como qualquer substância que desencadeia uma alteração numa função biológica por ação química particular. Na maioria dos casos a molécula do fármaco interage, como um agonista (activador) ou antagonista (inibidor), com uma molécula específica do sistema biológico que desempenha um papel regulador (receptor).
As “drogas” podem ser sintetizadas no corpo (hormonas) ou ter uma origem externa (xenobióticos). Um fármaco deve ter as propriedades necessárias para ser transportado do local de administração até ao local de ação desejado.
FARMACOLOGIA
A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas (fármacos) interagem com os sistemas biológicos (organismos vivos).
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Papiro de Ebers (1500 a.C.)
Papiro de Ebers
O papiro de Ebers é o registo mais antigo do mundo com informação médica e farmacológica. Acredita-se ser uma cópia do livro de Thoth que mede quase 20,23 m de comprimento e 30 cm de altura. Contém 110 páginas de enrolar e data de 1552 a.C.. Contém 700 receitas médicas e farmacológicas para tratamentos diversos desde dentadas de crocodilo, dores intestinais, diabetes e artrite.
A farmacologia pode ser definida como o estudo de substâncias que interagem com os sistemas vivos através de processos químicos, principalmente por ligação a moléculas reguladoras e de activação ou inibição de processos normais do corpo.
Estas substâncias podem ser produtos químicos administrados para atingir um efeito terapêutico benéfico em algum processo dentro do paciente ou para os seus efeitos tóxicos nos processos de regulação de parasitas que infectam o paciente.
Tais deliberadas