Origem celular e evolução
Origem e evolução celular
Para começarmos a falar sobre celular, devemos antes falar sobre a origem da vida na Terra.
É estimado que os primeiros seres vivos surgiram há 3,5 bilhões de anos. Com isso, surgiram, é claro, as células que faziam e ainda fazem parte de todos os seres vivos.
Aleksandr Oparin, um cientista russo, percebeu que, em certas condições, se colocadas na água as proteínas se juntavam em pequenos grupos que chamou-os de coacervatos (ou coacervados).
De acordo com Oparin, os coacervados poderiam ter se formado por milhões de anos nos oceanos da Terra primitiva.
Algumas substâncias teriam se agregado aos coacervados, transformando-os cada vez mais complexos quimicamente. No interior deles, entre estas substâncias, diz-se que houveram diversas reações, e, depois de milhões de anos, surgiram os ácidos nucleicos, como o DNA (ácido desoxirribonucleico).
Com o surgimento dos ácidos nucleicos, os coacervatos poderiam, com o tempo, ter se organizado de uma forma a dar origem aos primeiros seres vivos unicelulares.
Em milhões de anos, devem ter ocorrido diversas modificações no material genético dos seres vivos para que eles fossem se distinguindo e se diferenciando cada vez mais. E deles, nasceram os que vemos hoje.
Durante alguns milhões de anos o planeta teria sido povoado apenas por seres unicelulares procariontes.
Somente depois disso, surgiram os unicelular mas com células um pouco mais complexas, e isso foi ocorrendo cada vez mais, elas tinham núcleo individualizado, protegido por uma membrana e eram portadoras de organelas de organelas membranosas, como cloroplastos e mitocôndrias. Eles foram denominados eucariontes. Um exemplo de ser vivo unicelular eucarionte é um protozoário, a ameba.
Foi preciso mais um milhão de anos para que se formassem os primeiros seres vivos pluricelulares; plantas e animes, por exemplo.
Ao longo de sua história, a vida foi se