procariontes
Unidade 1
Professora: Livia Schell
Introdução à Biologia Celular
A evolução produziu uma imensa diversidade de formas de vida. Existem cerca de quatro milhões de espécies de animais, vegetais, protozoários e bactérias, cujos comportamentos, morfologias e funções diferem entre si.
No nível molecular e celular, estes seres vivos apresentam um plano mestre de organização único.
O campo da biologia celular é, precisamente, o estudo desse plano de organização unificado, em outras palavras, é a análise das moléculas e dos componentes celulares com os quais se constroem todas as formas de vida.
Introdução à Biologia Celular
O que os organismos vivos têm em comum?
Introdução à Biologia Celular
A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares.
A microscopia eletrônica mostrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes e as eucariontes.
Os cinco “reinos” a que pertencem os seres vivos
Eucariontes
Procariontes
Origem e Evolução da Célula
Observações recentes demonstraram que somente depois de bilhões de anos de a
Terra ter se formado apareceram organismos semelhantes às bactérias atuais.
Anteriormente, deve ter ocorrido o longo período de evolução química, no qual surgiram moléculas providas de carbono e os precursores macromoleculares dos organismos viventes, como os aminoácidos, os monossacarídeos e as bases dos nucleotídeos.
Em seguida, por polimerização, formaram-se moléculas cada vez mais complexas.
Origem e Evolução da Célula
A atmosfera da Terra não tinha oxigênio. Continha hidrogênio, nitrogênio, amoníaco, metano, monóxido de carbono e dióxido de carbono; também continha água que, em forma de vapor, cobria parte da superfície terrestre.