Procariontes
Introdução
As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte. Células Procariontes:
- Surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples em relação às eucariontes. - Estas células, ao contrário das eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma. - Apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas. - A troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção são realizadas pela parede celular. - Tem funcionamento simples.
Exemplos de seres vivos procariontes: - Bactérias - Cianobactérias (algas azuis).
O que são doenças bacterianas?
Doenças bacterianas incluem qualquer tipo de doença causada por bactérias. As bactérias são um tipo de microorganismo, que são pequenas formas de vida que só pode ser visto com um microscópio.
Milhões de bactérias vivem normalmente na pele, nos intestinos, e sobre os órgãos genitais. A grande maioria das bactérias não causam doenças, e muitas bactérias são realmente útil e mesmo necessário para uma boa saúde. Estas bactérias são muitas vezes referidas como "bactérias boas" ou "bactérias saudáveis".
Bactérias nocivas que causam infecções bacterianas e doenças são chamadas de bactérias patogênicas. As doenças bacterianas ocorrem quando as bactérias patogênicas entrar no corpo e começam a reproduzir-se e aglomeram as bactérias saudáveis, ou para crescer em tecidos que são normalmente estéreis. Bactérias nocivas podem também emiter toxinas que danificam o corpo.
Bactérias patogênicas mais comuns e os tipos de doenças bacterianas que causam incluem: