aula programada
A tonicidade é o seu alicerce fundamental que garante, as atitudes, as posturas, as mímicas as emoções, etc. de onde emergem todas as atividades motoras humanas. A tonicidade assegura a preparação da musculatura
(Paillard,1963) para múltiplas e variadas formas das atividades posturais e práticas.
EQUILIBRIO
O equilíbrio postural humano é definido como a manutenção da posição de equilíbrio, tanto estático quanto mecânico, do corpo humano. Este, por sua vez, fica na dependência de um minucioso controle realizado pelo sistema nervosocentral (SNC) sobre os músculos e articulações, de tal maneira que o corpo seja capaz de sustentar certas posições estáticas sem ser vencido pela força gravitacional ou ainda deslocando-se através de movimentos harmoniosos resistindo às forças contrárias.
EQUILIBRAÇÃO
Movimento e postura são inseparáveis em termos de controle motor e o movimento tende a deslocar os segmentos corporais em relação a outros, ou a totalidade do corpo em relação ao solo (Massion,
1984).
A equilibração reúne um conjunto de aptidões estáticas e dinâmicas, abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.
LATERALIDADE
A lateralidade é a predominância motora de um dos lados do nosso corpo, é determinada por volta dos 6 anos e comandada pelo cérebro.
Cada um dos dois lados do cérebro controla os movimentos da parte oposta do corpo,ou seja, hemisfério direito/lado esquerdo e hemisfério esquerdo/lado direito. Neste sentido, nos destros o hemisfério dominante é o esquerdo, enquanto nos canhotos é o direito.
Deste modo, as crianças submetem-se a um processo de organização da sua psicomotricidade, isto é, de autocontrole muscular – actividades escritas, visuais e motoras - para sintonizar estas predilecções. As pessoas com problemas nesta área podem apresentar distúrbios de aprendizagem, segundo pesquisas realizadas por especialistas.
O domínio da lateralidade faz parte de um