Relatório de extração de DNA do morango
Materiais usados:
-Morangos
-Saco plástico
-Copo transparente
-Filtro de papel
-Detergente
-Sal
-Álcool gelado
-Água morna
Foi colocado determinado numero de morangos dentro do saco plástico, e eles foram amassados até. Após isso, foi adicionado uma colher de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna aos morangos, então eles foram misturados e amassados mais até virar polpa. Depois a mistura foi colocada no filtro de papel, e o líquido passou para o copo transparente. Foi adicionado álcool gelado ao suco de morango, e após misturado, deu para ver a "nuvem" branca de DNA se formando, e essa nuvem foi retirada com um palito de picolé.
O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. Com exceção das bactérias, onde o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado dentro de um compartimento existente, chamado de núcleo. O DNA está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias.
No experimento, o detergente emulsionou gorduras, ou seja, atuou nas membranas da célula que são formadas de fosfolipídeos, desestruturando-as. O sal NaCl em solução dissocia-se em Na+ e Cl- . Estes íons interagem com os fosfatos das moléculas de DNA, tornando-as neutralizadas e estabilizadas, mas menos solúveis na água. Já