Relat Rio Extra O Do DNA De Morango
Curso: Nutrição / Enfermagem (2º período)
Relatório
Extração do DNA de Morango
Disciplina: Biologia Molecular
Introdução
O relatório a seguir tem como finalidade descrever a aula pratica sobre a extração do DNA de morango. O processo de extração dos ácidos nucléicos do núcleo, depende do rompimento da membrana plasmática e do envoltório nuclear. Esse procedimento ocorre com o uso de detergentes que afetam as interações entre lipídios e proteínas. Após o rompimento das membranas, o conteúdo celular extravasa, ficando em suspensão, sendo extraídas as moléculas de DNA por meio da centrifugação do composto, em presença de solventes orgânicos (ex.: álcool) e íons (ex.: NaCl).
DNA é a sigla em português para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico cujo as moléculas contêm instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
Cada nucleotídeo que constitui o DNA é formado pela ligação de um fosfato (Po4) a uma pentose, a desoxirribose e uma base nitrogenada, que pode ser uma Adenosina, Timina, Citosina ou Guanina. As moléculas de DNA são geralmente formada por duas cadeias poliméricas em hélices unidas por pontes de hidrogênio formadas entre uma base púrica (Adenina ou Guanina) de uma das cadeias e uma base pirimídica (Timina ou Citosina) da outra. A ligação sempre se dá entre Adenina e Timina, ou Citosina e Guanina. As técnicas de manipulação do DNA têm influenciado direta ou indiretamente a sociedade através da cura e diagnóstico precoce de doenças, dos testes de paternidade, através das aplicações na medicina forense, na preservação de espécies ameaçadas, na agricultura e na busca pela cura de diversas doenças.
Objetivo
O objetivo consiste na extração do DNA do morango, de uma maneira simples e eficaz. A qual pode ser repetida em casa se preciso por utilizar-se de materiais simples. Além da utilização da aula