Banco De Dados
Isolamento entre programas e dados, e abstração de dados, Suporte de múltiplas visões de dados, Compartilhamento de dados e processamento de transação multiusuário.
Ações que envolvem banco de dados: Definição, Construção, Manipulação e
Compartilhamento.
Arquitetura cliente/servidor: Lado servidor->Servidores especializados com funcionalidades especificas. – Servidor de arquivos, servidor de impresso e servidor web. Lado cliente -> oferece ao usuário interfaces apropriadas, bem como processamento local.
Arquitetura de 3 camadas: Camada intermediaria ou servidor de aplicação entre o cliente e o servidor de banco de dados;
Arquitetura de n camadas: Divisão de camadas entre o usuário e os dados;
Banco de dados: É uma coleção de dados relacionados, que representa alguns aspectos do mundo real, ou seja, é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Catálogo: É a forma e local onde as informações sobre a definição de banco de dados, como tipo, estrutura e restrições dos dados a serem armazenados ficam armazenados.
Compartilhamento: Permite que diversos usuários e programas acessem o banco de dados simultaneamente. Construção: É o processo de armazenamento de dados em algum meio controlado pelo SGBD.
Dados: Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.
DBA: Responsável por autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso e adquirir recursos de software e hardware conforme necessidade, falhas de segurança e demora no tempo de resposta.
DDL: Linguagem de definição de dados é usada pelo DBA e projetistas de banco de dados para definir os dois esquemas – conceituais e internos, não é mantida nenhuma separação estrita de níveis.
Definição: Envolve especificar os tipos, estrutura e restrições dos dados a serem armazenados.
Esquema conceitual: Descreve a estrutura do banco de dados interno para os usuários.
Esquema