TRABALHO DE ECONOMIA
Disciplina: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA AV-1 parte
Prof.: Aldyr Pereira Pires abr/mai 2011.1
Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir: (vale 2 pontos)
O ESTADO DEVE INTERVIR NO PROCESSO ECONÔMICO?*
Na troca de comando da Vale, muito se falou, muito se especulou, muito se despolitizou, alguns até afirmaram na ideologização da economia ou da empresa. Apesar de ter sido privatizada no governo FHC, o Estado brasileiro possui, via PREVI(1) e BNDES(2), ações que representam 60,5% do capital da companhia.
Portanto, a discussão de fundo que fica é qual o papel do Estado na economia? Para alguns, principalmente aqueles que eram completamente contra a mudança na Vale, defendem que a ação governamental deveria restringir-se à produção dos chamados bens públicos, como por exemplo, segurança, educação etc., característica do pensamento liberal, do pensamento neoclássico.
Ou então, com base em expectativas racionais, defendem que os agentes econômicos, ao formarem suas expectativas sobre alguma variável econômica, acabam por tentar verificar como aquela variável se comporta no tempo. Admitindo que exista uma teoria econômica que explica o comportamento da variável, os agentes formam suas expectativas com base na própria teoria explicativa. Assim, seriam evitados erros sistemáticos.
Para lembrar um liberal (neoclássico) convicto, Hayek, o mercado é um processo de troca e de acumulação de informações, não um ambiente estático dotado de forças que o reconduzem ao equilíbrio. As intervenções do Estado são nefastas, pois só o processo de mercado torna possível a inovação dos métodos de produção e de organização, a partir do continuado fluxo de informações que surge de interação entre os indivíduos livres.
Para outros, o Estado tem um papel de destaque. E isto ficou patente a partir da década de 70, quando os governos militares lançaram os PNDs – Planos Nacionais de Desenvolvimento, visando formar as bases que alicerçariam o desenvolvimento