relatório de estágio
SERVIÇO SOCIAL
SUMÁRIO
1 apresentação 3
3 OBJETIVOS 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
13. ANEXOS 11
1 apresentação
Diante do estágio acadêmico de serviço Social direcionada pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) pólo Salgueiro Pernambuco, vivenciada na Instituição Governamental o Centro de Convivência de Assistência Social (CRAS) de Cedro Pernambuco. Acompanhando a rotina da instituição desencadeou-se a construção do Projeto “Conhecendo o Estatuto do Idoso para a Construção de uma Cidadania Ativa”, que será desenvolvido com o grupo de convivência da terceira idade. O referido projeto reforça a transparência do Estatuto do Idoso, oferecendo um espaço para informar, sensibilizar e orientar a respeito dos direitos e deveres da pessoa idosa, fortalecendo a possibilidade da promoção da cidadania do grupo.
Estatisticamente tem-se verificado na sociedade brasileira o crescimento acelerado da população idosa. Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE (2010), a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Esta alteração na distribuição etária exige a implementação de ações para a promoção dos direitos humanos das pessoas idosas.
A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, permitiu ao idoso ter proteção do Estado de Direito contra a discriminação, tendo sua dignidade resguardada e a proteção às suas necessidades específicas.
A Política Nacional do Idoso, Lei nº 8.842 de 04 de Janeiro de 1994, regulamentou quais seriam essas necessidades específicas e em que condições seriam consideradas a dignidade propriamente do idoso como objetivo de proteção. Sistematizou princípios específicos dos direitos dos idosos e como proceder processualmente à defesa do idoso.
O Estatuto do Idoso, Lei nº