RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
O Estágio de Licenciatura se faz necessário, em observância com o disposto na Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira - L.D.B (Lei nº 9394/1996) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.
O estudante de licenciatura em Espanhol enfrenta muitos desafios, visto que, “depois de muitos anos à margem do currículo educacional brasileiro, a Língua Espanhola finalmente conquista sua inserção tão esperada pelos docentes desse campo de atuação. Assim, a situação do Espanhol no início do século XXI, no Brasil, é de bonança, de auge e de prestigio” conforme assegura Moreno Fernández (2005, p. 18). Partindo desse pressuposto criou-se uma discussão obre o comprometimento do educador e sua competência para o ensino efetivo dentro da conjuntura educacional vigente.
O Estágio Supervisionado de Ensino de Espanhol caracteriza-se como uma oportunidade para o aluno desenvolver sua consciência crítica a respeito do ensino/aprendizagem da língua espanhola, levando-se em consideração todos os aspectos envolvidos nessa prática: socioculturais e políticos-filosóficos.
Este documento tem como objetivo relatar as observações realizadas durante o Estágio Supervisionado, em cumprimento ao exigido na Disciplina de Estágio de Observação, visando fortalecer a relação teoria e prática, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos.
1 A ESCOLA
Referido estágio concretizou-se entre os dias 11 de março e 01 de abril do corrente ano, nas dependências do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória, instituição pertencente à rede estadual de ensino, foi criada pela Lei Nº 7.991, publicada no Diário Oficial de 30/05/1965 e regulamentada pelo decreto governamental 10.767 publicado no Diário Oficial de 23/04/1974. Está localizada à Rua Coronel Antonio Rodrigues Veras, 1018, Centro, em Nova Russas-CE, CEP 62.200-000, fone (fax): (88) 3672-6100, e-mail: ceomemoria@escola.ce.gov.br. Conta