SISTEMA AUDITIVO
Audição é o nome dado à capacidade de ouvir sons. Os órgãos responsáveis pela audição são os ouvidos. Cada ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno.
O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auditivo externo (orelha) e pelo conduto auditivo externo. É separado do ouvido médio pela membrana timpânica.
O ouvido médio consiste em um espaço chamado cavidade timpânica, que se comunica com o ouvido interno pelas janelas oval e redonda.
Em seu interior há três ossículos: martelo, bigorna e estribo. A tuba auditiva comunica o ouvido médio com a faringe.
O ouvido interno é formado pelo vestíbulo, e pelos canais semicirculares e pela cóclea. Em seu interior há uma estrutura membranosa onde circula um líquido denominado endolinfa.
A audição se processa do seguinte modo: os sons entram pela orelha e fazem vibrar a membrana do tímpano. Esta transmite essas vibrações à cadeia de ossículos, que as repassam ao ouvido interno pela janela oval. Assim, as vibrações chegam à endolinfa que, por sua vez, começa a vibrar. As vibrações desse líquido são percebidas pelo nervo auditivo, que conduz os sinais ao cérebro, onde são interpretados.
Os ouvidos também se relacionam com o equilíbrio: células sensíveis aos movimentos da endolinfa enviam informações ao cerebelo, que as interpreta e corrige a posição do corpo.
Ligando nosso ouvido médio à garganta há um canal chamado tuba auditiva. Esse canal permanece fechado, mas dá passagem ao ar quando mastigamos ou bocejamos, ou quando há um desequilíbrio de pressão entre o ouvido médio e o ambiente exterior. Com a abertura da tuba auditiva ocorre o equilíbrio de pressão dos dois lados do tímpano que, com isso, fica na sua posição normal.
Na janela oval começa um órgão semelhante a uma concha de caracol. Este caracol contém em seu interior um líquido.
Quando as vibrações chegam à janela oval, fazem com que se formem ondas nesse líquido. Estas ondas excitam terminações