Relatório de estágio obrigatório para educação infantil.
O estágio tem como objetivo complementar à formação acadêmica possibilitando o confronto entre a teoria e a prática. Cuja finalidade é relatar os fatos ocorridos durante a prática do Estágio Curricular I, já que se trata de uma exigência curricular do mesmo.
A realização do estágio foi na Escola Jardim de Infância Antonio Aldir, na turma do terceiro período, nos meses de novembro e dezembro de 2012.
Este relatório está organizado de forma a apresentar todos os processos realizados no estágio, desde a observação, a elaboração do projeto até a prática de ensino e as concepções visualizadas.
2. DESENVOLVIMENTO:
2.1. Fundamentação Teórica dirigida à educação infantil.
As disciplinas realizadas até esse módulo visam à teoria sobre a educação infantil para a prática docente.
No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de um educador sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca de aceitação dos objetivos coletivos.
Paulo Freire retrata:
Alfabetização é a aquisição da linguagem escrita, por um processo de construção do conhecimento, que se dá num contexto discursivo de interlocução e interação, através do desenvolvimento crítico da realidade, com uma das condições necessárias ao exercício da plena cidadania: exercer seus direitos e deveres frente à sociedade global. (FREIRE, p. 1996).
O papel da pedagogia, desde sua mais profunda origem é de estabelecer um diálogo com as ciências humanas. Esse é um desafio permanente para os pedagogos. A própria infância impõe seu direito de formação plena, como sujeitos de valores, condutas, culturas, identidades, memória, sentimento e corporeidade.
A mudança na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas).
Atendendo as determinações da Lei de Diretrizes (9.394/960 que