Relatório de entrevista com um gestor- rh
Não houve hesitação para realizar a entrevista e todos foram bem recebidos, apesar da desconfiança do destino dessas respostas, todos aceitaram realizá-las.
Os nossos entrevistados possuem tempo de função gerencial heterogêneo de 1 há 20 anos.
Embora tenhamos gerentes novos e experientes, ambos concordaram que ser gerente é uma interação entre lidar com pessoas e aplicar-se para melhoramento contínuo.
Em nossas pesquisas observamos que parte das organizações não desenvolvem programas de orientação aos funcionários. Por esta razão os novos funcionários encontram dificuldades para desempenhar suas funções, pois são pouco difundidas.
Quanto à cultura predominante, observamos uma familiar, em que os costumes são difundidos e trabalhados na coletividade; e uma individual extremada, em que o gestor acredita não ser para uma qualidade de serviços prestados. Os gestores concordaram veementemente ser um ponto positivo delegar responsabilidades aos seus funcionários. Destacaram que as tarefas devem ser distribuídas e logo descentralizadas do gerente. Porém, ao término de suas respostas deixaram explícito de que a decisão final cabe sempre ao gestor.
Os clientes internos das empresas citadas encontram facilidade para desempenho de suas funções e para melhorar o desempenho dos mesmos, os gestores citaram cursos de reciclagem e aperfeiçoamento. Infelizmente não encontramos nas empresas uma área de Rh atuante. Observamos atuação de um operacional realizado pelo DP. Todos concordaram que esta área falta para melhorias no negocio da organização.
As avaliações de desempenho dos funcionários são realizadas periodicamente através do exercício de observar tarefas realizadas, de trabalho, de equipe, feed back com clientes externos e reuniões. Os gerentes são avaliados por reuniões e relatório, porém o mais comum é a avaliação dos funcionários.
Quanto à missão, todos concordaram de que é amplamente difundida pelos gestores e companheiros