Microambiente e macroambiente
Macroambiente é o conjunto de forças e tendências que definem as oportunidades e apresentam ameaças à organização. São consideradas forças incontroláveis que a empresa deve monitorar e responder a elas sempre que necessário.
É fundamental conhecer o meio no qual a organização está inserida, pois a sociedade é um organismo dinâmico, em constante mudança.
É preciso estar atento aos menores sinais de transformação.
Os primeiros sinais podem ser tão sutis que passam despercebidos e quando detectados pode ser tarde demais, ou, por outro lado, quando detectados por olhos mal treinados podem ser superdimensionados.
As empresas pertencem a um complexo caracterizado por mudanças e múltiplas forças. No estudo de Administração, consideram-se as variáveis exógenas (econômicas, políticos-legais, socioculturais, tecnológicas, naturais). Entretanto, antecipar tendências, detectar ameaças ou oportunidades, não é uma tarefa fácil, pois como as forças ambientais estão em constante mudança, possuem como principal característica a imprevisibilidade.
VARIAVEIS ECONOMICAS
O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de despesas do consumidor. Os países diferem muito quanto aos seus níveis e distribuição de renda. Alguns têm economia de subsistência, consomem a maior parte dos seus produtos agrícolas e industriais. Oferecem, portanto, poucas oportunidades de mercado. Na outra ponta estão os países de economia industrial, que consistem nos mercados ricos, com muitos tipos de bens (KOTLER & ARMSTRONG, 1995).
Para o ano de 2011, estudiosos do ambiente econômico construíram um cenário repleto de expectativas, onde o maior desafio seria dar velocidade ao crescimento econômico, sem que a inflação sofresse aumento. Para isso, o atual governo apresentou ao país o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a economia brasileira está crescendo num ritmo mais elevado do que o