Macroambiente e microambiente
O ambiente relacionado a empresa interfere na capacidade dela ser administrada, manter e se relacionar com seus fornecedores e consumidores.
Em relação ao ambiente podem surgir ameaças e oportunidades que terão que ser administradas pelas empresas e que podem representar o fracasso ou o sucesso, dependendo do aproveitamento das informações e da consciência em aceita-las. As forças e fraquezas são determinadas pela condição atual da empresa e são relacionadas quase que sempre pelos fatores internos.
O ambiente interno são definidos e controlados pelos próprios membros da organização, e durante a análise de verificação de pontos fortes e fracos, a organização deve agir para seu controle e em casos de fracassos minimizar ou até extinguir seu efeito.
Já o ambiente externo foge do controle da organização apesar desse ambiente ter muita influência sobre ela, logo a organização mesmo sem poder controlá-la deve conhecê-la e monitorá-la para poder visualizar as oportunidades e condições de ameaça.
As organizações que exercem numa macrorregião onde as forças não podem ser controladas por estarem em ambiente externo são observadas e ajustadas de acordo com a necessidade da organização. Podem ser citados como exemplo de macrorregião:
O microambiente se relaciona internamente com a empresa, seus fornecedores, seus intermediários, clientes, concorrentes e etc. Elas tem uma proximidade maior com a organização interagindo com ela de forma permanente e forte, cada um agindo de uma forma diferente.
2) Pesquise em sites e/ou revistas especializadas e apresente pelo menos 05(cinco) notícias que retratem o ambiente de negócios do brasil. Faça a análise dessas notícias considerando o macroambiente, e o microambiente. Indique as fontes de oportunidades e ameaças decorrentes da análise para as empresas.