Banco de dados relacionamento
1. Descreva em português tudo o que está representado no modelo.
R: Uma instituição comercializa produtos.
• Sabe-se que cada produto tem um fabricante, mas existem momentos que o fabricante não fabrica nenhum produto. Para o fabrico destes produtos o fabricante solicita os serviços de um fornecedor. É de notar que um fabricante pode solicitar um único fabricante, mas também pode solicitar vários, (isto no caso de o fabricante criar produtos diferentes, ou o fornecedor não satisfazer completamente as suas necessidades).
• A instituição comercializa especificamente dois tipos de produtos: medicamentos e perfumes.
• Na instituição, só se vendem medicamentos se e somente se, for apresentada uma receita médica. Mas não existem condições para comprar uma perfumaria, basta que o cliente tenha condições para comprá-lo.
• Tem momentos que são vendidos muitos produtos, e tem momentos que não é vendido nenhum produto.
2. Invente nome para os relacionamentos.
3. Dê uma justificativa para as cardinalidades mínimas do relacionamento entre FORNECEDOR e FABRICANTE.
R: As cardinalidades indicam que o fornecedor deve fornecer produtos para no máximo um fabricante, mas o fabricante pode fabricar o seu produto sem solicitar um fornecedor.
4. Explique o significado para as cardinalidades mínima e máxima do relacionamento ternário (entre MEDICAMENTO, VENDA e RECEITA).
R: Cardinalidades mínimas.
O par (MEDICAMENTO, RECEITA) com relação a VENDA: quer dizer que, nenhum medicamento sem uma receita não deve ser vendido.
O par (MEDICAMENTO, VENDA) com relação a RECEITA: quer dizer que, nenhum medicamento deve ser vendido, sem pelo menos uma receita.
O par (RECEITA, VENDA) com relação ao MEDICAMENTO: quer dizer que, sem uma receita não se devem vender medicamentos.
Cardinalidades máximas.
O par (MEDICAMENTO, RECEITA) com relação a VENDA: quer dizer que, muitos medicamentos que constam em apenas uma receita, podem ser vendidos