Relatório de Empuxo
Empuxo ou impulsão é a força hidrostática resultante que um fluido exerce sobre um corpo que nele esteja imerso, ou seja, é uma força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. A impulsão é a existência da ação e várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
O empuxo ocorre por causa da diferença de pressão hidrostática do corpo, visto que esta é proporcional à massa específica do líquido (ou densidade), à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade.
Arquimedes, descobrindo o empuxo enunciou o seguinte princípio: “Todo corpo mergulhado em um líquido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.”
A unidade de medida do empuxo no Sistema Internacional (SI) é o Newton (N), e a expressão usada para calcular o valor do empuxo é a seguinte:
Onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)
=Volume do fluido deslocado (m³) g=Aceleração da gravidade (m/s²)
Com este experimento conseguimos comprovar a presença do empuxo e a determinar a densidade de líquidos, como a água, álcool e uma solução saturada de água com sal, utilizando o princípio de Arquimedes.
Objetivo
O objetivo desta aula era determinar experimentalmente o empuxo, e também a sua dependência em função do volume dos líquidos que foram deslocados.
Estabelecer a densidade dos três líquidos utilizados, água, álcool e uma solução saturada de água e sal, dispondo do princípio de Arquimedes. Além da densidade de cada um dos líquidos, devemos calcular também os erros que podemos ter cometido.
Procedimento experimental
Materiais:
- Tripé triangular com haste principal
- Haste sustentação secundária
- Cilindro de Arquimedes dotado de êmbolo e