Relatório de Determinação de Dureza em Águas
Relatório de Aula Prática
Disciplina:Análises Fisico-Químicas da Àgua – Turma 2ºO
Professor: Etelvalto
Aluno: Adrienne S.L.S.
Aluno: Carol Lapini
Aluno: Lucas Alves de Carvalho Chagas
Aluno: Izabelle Moutinho
Determinação da Dureza Total da Água
1.Introdução teórica
Precisamos saber a dureza total da água por que as substâncias que determinam a dureza da água (magnésio e cálcio), podem causar problemas à saúde humana e também em encanamentos, caldeiras, e outros equipamentos, tanto domésticos, quanto industriais. Também precisamos saber para podermos respeitar o que foi imposto no padrão de potabilidade (portaria nº1469, 29 de dezembro de 2009), que diz que o valor máximo permissível de dureza total em águas, no Brasil, é de 500mg CaCO3/L.
2.Objetivos
A aula teve como objetivo determinar a dureza total presente na água utilizando a técnica de titulação.
3. Materiais e reagentes
- Pipeta
- Erlenmeyer
- EDTA
- Água de Poço
- Espátula - Bureta
- Becker
- Solução Tampão
- Indicador Negro de Eriocromo T
4. Procedimento
Pipetamos a água a ser analisada em um erlenmeyer de 250mL. Adicionamos 1 mL da solução tampão. Com a espátula, adicionamos o indicador Negro de Eriocromo T e agitamos para dissolver, até obtermos uma cor avermelhada. Titulamos com EDTA, sempre agitando, até obtermos a viragem do avermelhado para um tom azulado.
5. Cálculos
7. Conclusões
Carolina Lapini de Melo Nº06
Com esse experimento nós identificamos a quantidade da dureza total na água analisada. Acho importante nós sabermos calcular e realizar essa prática, para desenvolvermos nossa capacidade no laboratório e para entendermos os processos feitos na água que usamos no nosso dia-a-dia.