Relatório de determinação de dureza da água
Experimento: Determinação da dureza total da água
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
São José dos Campos, 31 de outubro de 2014.
SUMÁRIO
Objetivo 2
Introdução 3
Materiais / Reagentes 4
Procedimento Experimental 5
Resultados / Discussões 6 a 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
OBJETIVO
Determinar a dureza da água por titulometria de complexação.
INTRODUÇÃO
Volumetria de Complexação
A volumetria de complexação, ou complexometria, baseia-se em reações que envolvem um íon metálico (M) e um ligante (L) para formação de um complexo suficientemente estável, conforme a reação: M + L → ML.
O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA, é extensamente utilizado como agente complexante, para dosar íons metálicos em solução. Este forma, com a maioria dos metais, complexos do tipo 1:1 que são solúveis em água e bastante estáveis.
A dureza da água reflete sua capacidade de precipitar sabão, devido principalmente a presença de Ca2+ e Mg2+. Assim, a dureza é dada pela soma das concentrações de Ca2+ e Mg2+, expressas como mg de CaCO3/L. Os bicarbonatos de Ca2+ e Mg2+causam a dureza chamada temporária, que pode ser removida por aquecimento ou adição. Os sulfatos e cloretos Ca2+ e Mg2+, causam a dureza permanente.
A dureza total de uma amostra de água pode ser determinada mediante sua titulação com EDTA, usando o negro de eriocromo T como indicador. Inicialmente, os íons Ca2+ e Mg2+ formam um complexo vermelho-vinho com o indicador em pH ≈ 10. Ao adicionar EDTA ocorre a formação de um complexo mais estável com o EDTA, por isso os íons Ca2+ e Mg2+ se dissociam do indicador e são complexados pelo EDTA