Relatório de Controle de Qualidade
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE
RELATÓRIO
Visita: Indústria Frnezito
Cyntia Cunha Crisóstomo
0286644
FORTALEZA-2013
INTRODUÇÃO
O controle de qualidade em todas as etapas de um processo produtivo é fator primordial para garantir um alimento seguro ao consumidor.
Buscando constatar essa realidade, a turma da disciplina de Controle de Qualidade do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará realizou uma visita à industria de picolés Frenezito, com o objetivo de analisar como é realizado o controle de qualidade em sua produção.
A turma que compõe a disciplina de Controle de Qualidade do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará realizou no dia 19 de dezembro de 2012 a visita à indústria de sorvetes Frenezito.
Esta visita foi conduzida pelo engenheiro de alimentos Rafael que apresentou aos estudantes como é feito o controle de qualidade dentro desta indústria, para produzir um produto de aceitação no mercado. O diferencial do produto é o fato de ser um sorvete no palito, bem como, sua maior cremosidade, a qual é garantida por uma maior aeração.
A produção gira em torno de 60 à 70 mil picolés diariamente e funciona 25 horas diárias alternando entre turnos. A Frenezito constitui a terceira maior produtora de Picolés do Ceará.
RECEBIMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMAB A matéria-prima consiste em: leite, emulsificante, açúcar, soro, estabilizantes, skimo (Chocolate ice), flocos de arroz, aromatizantes, corantes, palitos e em embalagens. Dentre os corantes uma parte é artificial e a outra natural. Além de obterem os ingredientes de fornecedores com referência, o controle de qualidade também é atuante quando a indústria exige laudos técnicos, físico-químicos e microbiológicos da matéria-prima, dos seus fornecedores. Existe