Relatório de controle de qualidade
Uniformidade de doses unitárias. Para se assegurar a administração de doses corretas, cada unidade do lote de um medicamento deve conter quantidade do componente ativo próxima da quantidade declarada. O teste de uniformidade de doses unitárias permite avaliar as quantidades de componente ativo em unidades individuais do lote e verificar se esta unidade é uniforme nas unidades testadas. As especificações dos testes se aplicam às formas farmacêuticas com único fármaco ou com mais de um componente ativo. A menos que indicado de maneira diferente na monografia individual, o teste se aplica individualmente, a cada componente ativo do produto. A uniformidade das doses unitárias de formas farmacêuticas pode ser avaliada por dois métodos: variação de peso e uniformidade de conteúdo. A aplicação de cada método considerando a forma farmacêutica, dose e proporção do fármaco é apresentada na Tabela 1.(Tabela 1.TABELA EM ANEXO: NA PAGINA 73 http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/pdf/volume1.pdf) Em nossa aula pratica focamos quatro métodos que foram : peso médio, friabilidade, dureza e desintegração,estes que seram especificados quanto sua utilização e importância segundo dados da farmacopeia.
• O peso médio se aplica a formas farmacêuticas sólidas em dose unitária (comprimidos não revestidos, comprimidos revestidos, pastilhas, cápsulas duras e moles e supositórios), formas farmacêuticas sólidas acondicionadas em recipientes para dose unitária (pós estéreis, pós liofilizados, pós para injetáveis e pós para reconstituição de uso oral) e a formas farmacêuticas sólidas e semissólidas acondicionadas em recipientes para doses múltiplas (granulados, pós, géis, cremes, pomadas e pós para reconstituição).
As pesagens são feitas em balanças de sensibilidade adequada.
Para produtos em dose unitária, o teste permite verificar se as unidades de um mesmo lote apresentam uniformidade de peso. Para realizar o teste, é necessário