Relatório de Ciclo produtivo etapa 3 - helicópteros de papel
Terceiro ciclo produtivo
Discussão da produção de helicópteros a partir de elementos teóricos.
Marcella Obst, Nicolas Dentzuk, Vitor Lacerda
15/04/2014
1. INTRODUÇÃO
Este documento tem como objetivo analisar o terceiro ciclo de produção de helicópteros realizado em sala de aula, comparando os seus resultados com os aspectos previamente discutidos em ambos os relatórios anteriores. Visto que este é o último ciclo, e visando destacar as melhorias no processo produtivo, assim como o crescimento do grupo como um todo, serão estabelecidos comparativos entre todos os ciclos a partir de gráficos e tabelas. Além disso, este documento terá um enfoque maior no custeio das operações produtivas, a fim de qualificar o aprendizado do grupo e aprofundar a discussão sobre a fabricação dos helicópteros.
2. BASE TEÓRICA
2.1 Custos:
Quando se apura os custos de um processo produtivo, é necessário considerar todas as etapas do processo que levam ao produto final que possam gerar algum custo. Aspectos como: mão-de-obra, custo de matéria-prima, custo geral da produção (luz, manutenção dos equipamentos, etc.) e até um possível custo de locação do trabalho, caso, por exemplo, o espaço de trabalho que abriga o sistema produtivo seja alugado. CÉSAR (2002), Ph.D., que aplica os conceitos de custeio na área de economia pesqueira confirma: “os custos de produção são os gastos realizados pela empresa na aquisição dos fatores fixos e variáveis que foram utilizados no processo produtivo”
Segundo RIZZON (2006), “A análise financeira começa com a estimativa do plano de produção, que é a identificação do volume de produtos que pretendemos comercializar num determinado período de tempo”. Em seguida, é necessário definir quais são os ditos fatores fixos e variáveis da produção que devem entrar no balanço de custos da empresa. Ainda segundo CÉSAR:
Custos fixos: são aqueles que contabilizam os gastos com os fatores