salinas
Este relatório visa mostrar as observações realizadas durante o trabalho de campo das disciplinas Integradas com os 3°, 5° e 6° Semestre do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA),no município de Salinópolis localizado a uma latitude 00º36'49" sul e a uma longitude 47º21'22" oeste, estando a uma altitude de 21 metros, distante cerca de 220 km da capital do estado, Belém. Sua economia gira em torno do turismo e da pesca. O objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos das disciplinas uma aproximação com diferentes realidades; tendo, por base, o aporte teórico-conceitual apreendido durante o semestre letivo em sala de aula.
METODOLOGIA
A realização da viagem foi planejada pela coordenação do curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). A coordenação foi responsável pela escolha dos locais a serem visitados e a duração da visita aos mesmos. Entretanto, durante a viagem foram realizadas algumas paradas não programadas.
1. PONTO: RESORT AMAZÔNIA ATLANTICO
Observou que o hotel apresenta cerca de 70 apartamentos, entre eles uma suíte nupcial, dois duplex, um auditório com capacidade para 120 pessoas, academia, sala de jogos, piscina, quadra de tênis, quadra de futebol socyite, quadra de vôlei e um trapiche que passou recentemente por uma reforma pois devido as mares sua estrutura foi comprometida, esse hotel foi fundado em 2001, ele foi reformado recentemente pra atender turistas que vem de outros estados e até de municípios do estado do Pará.
2. PONTO: TRAPICHE DO RESORT (IVAN E SAMÊLLA)
No trapiche entramos em contato com a paisagem costeira, ela marca um enclave na dinâmica urbana em Cuiarana(Salinópolis) e essa paisagem potencializa o turismo nessa região, os elementos que incentivam a pratica do turismo são diversos, no ponto de vista geomorfológico estamos em uma área de planície, nela prevalece a deposição sedimentar, e essa área tem sua