Relatório de cerveja
A cerveja é uma bebida alcoólica muito consumida em todo o mundo. Para começar a contar mais sobre a cerveja, primeiro a definição da mesma:
Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas. (1)
Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante. (1)
Sabe-se através de estudos que a cerveja é uma bebida que surgiu na antiguidade, a primeira cerveja de que se tem notícia foi feita pelos sumérios e considerada como uma “bebida divina” que as vezes era oferecida aos deuses. (2)
Na Idade Média, vários mosteiros fabricavam cerveja, empregando diversas ervas para aromatizá-la, como mírica, rosmarinho, louro, sálvia, gengibre e o lúpulo, utilizado até hoje e introduzido no processo entre os anos 700 e 800. Foi graças aos monges do mosteiro San Gallo, na Suíça, que o lúpulo começou a fazer parte, definitivamente, da composição da cerveja. Os ingredientes básicos da bebida são água, malte, lúpulo e leveduras. A variação desses ingredientes e do processo de fabricação, no entanto, resultaram em diferentes tipos de cerveja. (3)
Atualmente a Budweiser é a melhor marca de cerveja do mundo, de acordo com uma pesquisa feita pela Millward Brown em 2011, em seguida vem a Bud Light, Heineken, Corona, Skol, Stella Artois, Guinness, Miller Lite, Brahma e Beck’s, completando o ranking das dez melhores marcas de cerveja do mundo. (4)
No Brasil, a primeira cerveja fabricada foi a Bohemia, em 1853, marca hoje produzida pela AmBev - Companhia de Bebidas das Américas. (3)
História:
A origem da cerveja se perde no tempo. A maioria das bebidas