Relatório de operação, monitoramento e controle de processos fermentativos - análise de cerveja
Existem vários tipos de cerveja, que se diferem de acordo com o grau de fermentação, o tipo de mosto e o teor alcoólico.
• Lager: De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono. Embora existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3-6% por amostra.
• Ale: Cervejas de fermentação alta, baixo teor de gás carbônico, fermentadas e servidas idealmente numa temperatura mais elevada do que as lagers. As cervejas de alta fermnentação tendem a ser mais saborosas do que as de baixa fermentação, por conta dos esteres produzidos pela fermentação.
• Pilsen: Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o gênero de cerveja mais consumido em todo o mundo. O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň, localizada na República Checa, onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido.
• Cerveja sem álcool: Durante o processo de fabricação da cerveja é possível interferir na produção durante a fermentação, em que, alterando o tempo, a temperatura e a pressão, é possível produzir tradicional e naturalmente a cerveja sem álcool. Atualmente é também