Relatório de CCD
CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA
Relatório
Método de análise para benzodiazepínicos e barbitúricos
Ana Beatriz Calixto Alves
Cajazeiras – PB
2015
Ana Beatriz Calixto Alves
Relatório
Método de análise para benzodiazepínicos e barbitúricos
Relatório de aula prática, referente a Cromatografia em Camada Delgada como Triagem em Forense, ministrada pelo professor Glériston Moura Gomes, no período letivo 2015.1 do curso Bacharelado em Farmácia.
Cajazeiras – PB
2015
INTRODUÇÃO
Os benzodiazepínicos estão entre as drogas mais prescritas no mundo. São utilizados principalmente como ansiolíticos e hipnóticos, além de possuir ação miorrelaxante e anticonvulsivante. Eles foram amplamente prescritos no tratamento dos transtornos ansiosos durante toda a década de 70, como uma opção segura e de baixa toxicidade. A empolgação inicial deu lugar à preocupação com o consumo ao final da mesma década: pesquisadores começavam a detectar potencial de uso nocivo e risco de dependência entre os usuários de tais substâncias. Atualmente, os BDZs ainda possuem indicações precisas para controle da ansiedade e como tratamento adjuvante dos principais transtornos psiquiátricos, mas continuam sendo prescritos de modo indiscriminado, tanto por psiquiatras quanto por médicos de outras especialidades.
Embora sejam drogas relativamente seguras, restrições à sua utilização têm sido cada vez maiores, devido à incidência dos efeitos colaterais, relacionados à depressão do sistema nervoso central. Dentre eles, os principais são a diminuição da atividade psicomotora, o prejuízo na memória, a desinibição paradoxal, a tolerância e dependência e a potencialização do efeito depressor pela interação com outras drogas depressoras, principalmente o álcool. Além disso, a depressão e a distimia podem ocorrer conseqüentemente ao uso de alprazolam e clonazepam. A orientação médica relacionada ao uso dos benzodiazepínicos é um fator muito