Cromatografia delgada
Questionário:
1) Em que consiste a técnica CCD?
A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura através da migração diferencial sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana. Uma placa de vidro é revestida com uma fina camada de um material adsorvente (geralmente sílica-gel) formando as cromatoplacas. A amostra a ser analisada e aplicada numa extremidade e o desenvolvimento do cromatograma deve ser feito em atmosfera saturada com o solvente empregado, numa cuba de eluição.
2) Em que situações CCD pode ser utilizada como técnica de separação/purificação? Justifique.
Para separar compostos orgânicos a partir de extratos naturais. Nesse caso o extrato é primeiro submetido à cromatografia em coluna e posteriormente à cromatografia em camada delgada, onde misturas são identificadas e as substâncias separadas.
3) Complete a tabela abaixo:
Substância
Estrutura
Polaridade(ordem crescente)
Rf
Cis-azobenzeno
Cis-azobenzeno > trans-azobenzeno
0,19
Trans-azobenzeno
0,75 benzidrol Benzidrol > benzofenona
0,37
benzofenona
0,46
4)Qual o azobenzeno foi utilizado na atividade? Justifique.
Utilizou-se o trans-azobenzeno, uma vez que esta é sua configuração antes de passar pela fotoisomerização. Após este processo, ele transforma-se em cis-azobenzeno. Outro motivo é que como ele é apolar,ele interage menos com a fase estacionária,sendo melhor para ser utilizado.
5) Qual deles é o mais estável? Por quê?
O mais estável é o trans-azobenzeno, pois nesta conformação haverá menor repulsão entre os grupos, já que os mais volumosos estão em locais opostos.
6) O que ocorreu durante a irradiação de luz? Equacione a reação química correspondente ao processo.
Os azo-derivados possuem a ligação N=N, que é fotoquimicamente sensível na região do visível. Assim, ocorreu a isomerização do composto, transformando o trans-azobenzeno em