Relatório de calor específico
Em termodinâmica, Calorimetria é a parte da ciência física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor.
Calor - Energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode ser adicionado ou removido de uma substância. É medido em calorias ou joules SI.
Capacidade térmica (C) - É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura.
C: capacidade térmica do corpo.
Q: quantidade de calor trocada pelo corpo.
: variação de temperatura do corpo.
2. Fundamentação Teórica
O calor específico () de uma substância pode ser definido a partir da capacidade térmica () de um corpo composto por ela como o quociente desta pela massa () desse corpo. Matematicamente,
A capacidade térmica, por sua vez, é definida como a razão entre calor recebido e variação de temperatura observada. Assim, o calor específico pode ser expresso como:
Por essa última relação, nota-se que o calor específico depende do processo pelo qual o calor é cedido à substância. Usando a primeira lei da termodinâmica, com sendo a pressão, pode-se escrever:
Dois casos particulares são de maior importância. Um deles é o calor específico a volume constante, onde o termo representando o trabalho () é nulo, e pela relação anterior
O segundo caso é o calor específico a pressão constante. Nesse caso, a equação anterior resulta em
,
onde a nova função de estado é entalpia do sistema.
A distinção entre esses dois calores específicos pode normalmente ser ignorada nas fases sólida e líquida, dado que essas substâncias normalmente sofrem uma variação de volume muito pequena. Gases, no entanto, apresentam grande expansão