Calor específico Pré Relatorio
Determinar o calor específico de um sólido.
2. Introdução teórica
Se considerarmos dois corpos em um ambiente isolado termicamente, onde a temperatura do corpo A é maior que do corpo B, ao colocarmos ambos próximos, após um tempo percebemos que ambos têm a mesma temperatura. Assim podemos concluir que houve um fluxo de energia térmica entre estes corpos, a esse fluxo de energia damos o nome de calor.
Calor é a energia térmica em trânsito entre corpos de diferentes temperaturas.
Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico). Em outras palavras, calor específico consiste na quantidade de calor que é necessária fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau, quanto maior o calor específico de um corpo mais “difícil” é elevar sua temperatura. Quando a capacidade calorífica é dada para um mol de substância, esta passa a designar-se capacidade calorífica molar ou calor específico molar, que pode ser medido usando um calorímetro.Definem-se calores específicos a pressão constante e a volume constante, representados, respectivamente, por Cp e por Cv, ambos dependentes da temperatura.
A unidade no SI para calor específico é J/(kg.K) (joule por quilogramas por Kelvin). Uma outra unidade mais usual para calor específico é cal/(g.°C) (caloria por grama por grau celsius).
3. Dedução Capacidade térmica (C) ou capacidade calorífica é uma grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor. O valor da capacidade térmica é correspondente à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do corpo em uma unidade de variação de temperatura. É possível calcular pela seguinte