Relatorio de calor especifico
– Calor específico da água –
André Carvalho, Amanda Figueiredo, Gabriela Ávila, Priscila Rodrigues
Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri - UFVJM
Fenômenos Térmicos e Ópticos – CTD-122 – Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Resumo. Neste experimento, iremos determinar o calor específico da água, fornecendo energia elétrica a um aquecedor enquanto se mede a temperatura T da água em função do tempo t, usando um esquema de aquecimento ligado diretamente à rede elétrica. A partir da medição das temperaturas inicial e final e da corrente elétrica, podemos verificar a grandeza física em estudo. Palavras chave: calor específico, energia elétrica, temperatura, tempo, grandeza física.
Introdução
Consideremos um sistema que receba uma determinada quantidade de calor Q, que propicie uma mudança de temperatura ∆t sem mudanças de estado. Defini-se como capacidade térmica ou calorífica C do sistema a relação: (1)
A unidade usual da capacidade térmica é a caloria por grau Celsius.
Se uma determinada porção de uma substância recebe 50 cal e sua temperatura varia de 5°C, sua capacidade térmica vale: (2)
A capacidade térmica mede numericamente a quantidade de calor produzida por uma variação unitária de temperatura em um determinado corpo.
Tomando um corpo de massa ‘m’ e capacidade térmica C, define-se capacidade térmica específica ou calor específico c da substância que constitui o corpo como sendo: (3)
A unidade usual de calor específico é o quociente da caloria pelo produto vezes grau Celsius. O calor específico é a medida numérica da quantidade de calor que propicia uma variação de temperatura em uma unidade de massa da substância.
A capacidade térmica caracteriza o corpo, enquanto que o calor específico caracteriza a substância que o constitui. Dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica. Dois corpos