Relatório de calibração
Escola Técnica Estadual de Suzano www.etecsuzano.com.br Experimento N° 01
CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÕES QUÍMICAS
Nome: Bruna C. Fernandes Nº03
Nome: Diego Martins Braga N°08 4°QUIN
Nome: Genilson Torres Tenório Nº12
Nome: Jeisse Teixeira de Souza Nº19
Nome: José Roque dos Santos Nº22
Matéria: Metrologia
Professor: Calixto
Suzano
Outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO
A qualidade de um resultado laboratorial é sempre oriunda do uso dos procedimentos utilizados no decorrer dos ensaios, dentre estes pode ser citada como exemplo, a validação de métodos, controles internos de qualidade, participação em programas de comparação interlaboratoriais, uso adequado de materiais de referência certificados, atendimento aos requisitos de normas para reconhecimento e acreditação de laboratórios, entre outros. É de suma importância que o analista tenha conhecimento das variáveis envolvidas, destacando que seja voltada uma maior atenção para a incerteza presente em cada etapa do ensaio, desde a amostragem inicial ao resultado final.
Mesmo os laboratórios executando seus métodos de maneira correta, sempre irão existir erros que irão alterar os resultados das medições.
A calibração, também chamada de aferição, é o conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume.
Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, pipetas graduadas, buretas e etc.
A pipeta graduada ou volumétrica é uma vidraria usada para medir ou transferir volumes líquidos, a dada temperatura. Pode ser utilizada para medir pequenos