Relatorio Calibração de Termopar
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina de Transferência de Calor I
2º Semestre 2014
Relatório n° 1
Calibração do Termopar
Turma: U
Turno: Manhã
1. Introdução
1 Termopares são dispositivos elétricos que atuam como sensores de temperatura, tendo como características de entrada a temperatura (ºC) e de saída a tensão (V).
2 O objetivo do experimento é obter a curva e o polinômio que melhor se ajusta aos pontos medidos.
1 Algumas aplicações do termopar incluem, por exemplo, o controle da temperatura da água de saída de uma caldeira, na automação de válvulas ou no acionamento de dispositivos de refrigeração. A diferença de temperatura é transformada em uma diferença de potencial nas juntas do termopar, esse fenômeno é explicado pelo efeito Seeback (Figura 1). Contudo, para que os dados obtidos sejam confiáveis é necessário a calibração periódica do termopar.
2
Figura 1 - Esquema do Efeito Seeback.
No experimento realizou-se a preparação e a calibração de um termopar tipo T, usando alguns equipamentos apropriados para plotar uma curva e desenvolver um polinômio, que será utilizado para relacionar a diferença de potencial das juntas com a temperatura. Os termopares são compostos de dois materiais condutores diferentes. Para calibrar o termopar uma junta fria deve ser colocada em uma temperatura de referência, nesse caso a temperatura de fusão do gelo (0ºC) e a outra em um equipamento de maior precisão como o Termoresistor (junta quente).
2. Procedimento experimental
1 Para realização do experimento de calibração de um termopar foi utilizado os seguintes itens:
Termopar Tipo T (Constantan + Cobre)
Termoresistor PT 100
Cuba com gelo de água destilada
Aquisisor de dados Agilent
Calibrador Omega
Computador com software Agilent
Para determinar qual deve ser a junta quente e qual deve ser a fria, deve-se segurar com a mão uma das juntas do termopar, enquanto a outra é colocada em um recipiente