Relatório de bioquímica
Instituto de Ciência e Tecnologia
Relatório de Bioquímica
Introdução:
Proteínas são cadeias longas de aminoácidos unidas por ligações peptídicas com um grupo amina contendo nitrogênio carregado positivamente em uma extremidade e um grupo carboxila carregado negativamente na outra extremidade. A cadeia é composta por uma série de cadeias laterais diferentes em cada um dos 20 aminoácidos. A sequencia de aminoácidos é de importância crucial. Para uma sequencia de 20 aminoácidos, há mais de 1 bilhão de sequencias possíveis. Literalmente, a sequencia é a mensagem. Ela determina exatamente como a proteína se dobrará em uma conformação tridimensional para executar sua exata função bioquímica.
Entre todos os aminoácidos possíveis, apenas 20 são normalmente encontrados em proteínas. A estrutura geral dos aminoácidos inclui um grupo amina e um grupo carboxila, ambos ao carbono quiral. O carbono quiral também é ligado a um hidrogênio e ao grupo de cadeia lateral, representado pela letra R. O grupo R determina a identidade do aminoácido específico.
Objetivos:
Identificar, por meio de diferentes reações de caracterização, a presença das variadas classes de aminoácidos na gelatina e na clara de ovo. Materiais e reagentes: * Tubos de ensaio; * Pipetas de 1,0; 2,0 e 5,0 mL; * Clara de ovo; * Gelatina (sem sabor) a 2 %; * Solução de NaOH a 2,5 mol/L; 6,0 mol/L e a 4 %; * Solução de acetato de chumbo a 10 %; * Reativo de Millon; * Reativo de Hopkins Cole; * Solução alcoólica de alfa-naftol a 0,4 %; * Solução de hipoclorito de sódio a 6,0-7,0 %; * Reativo de biureto; * Solução de ninhidrina a 0,1 %; * Ácido nítrico concentrado; * Ácido sulfúrico concentrado; * Ácido acético concentrado.
Procedimentos experimentais: Reação do Biureto:
No primeiro tubo de ensaio foi colocado 1 ml da solução de clara de ovo junto com o reagente biureto. No