Relatório de Bioquimica
INTRODUÇÃO
O pHmetro é utilizado para determinar o pH de soluções aquosas. O pH significa potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é conhecer técnicas de medição de pH de soluções de diferentes tipos como básicas, acidas ou alcalinas.E aprender a interpretar os resultados. MATERIAIS/ REAGENTES
-Tubos de ensaio;
- Gase;
- Água Destilada;
- pH-metro;
- Béquer;
- Pisseta; - Papel indicador universal de pH;
- Solução-tampão de pH 7;
- Solução-tampão de pH 4
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH 0,2M/L).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Medida de pH com papel tornassol - Utilizou-se o papel indicador universal de pH para encontrar o pH da amostra. O papel foi mergulhado na solução hidróxido de sódio (NaOH 0,2M/L). Aguardou-se por volta de 1 minuto, depois foi retirado o excesso com a gase. Observou-se as cores indicadas em cada uma e comparou-se com a embalagem dos papéis, que indicava um pH para cada tonalidade obtida. Anotou-se os resultados.
Medida de pH com o potenciômetro – Ligou-se o pH-metro e calibrou-o. Lavou-se os eletrodos, utilizando a pisseta com água destilada e passando levemente a gase para retirar o excesso, e depois o mergulhou na solução-tampão de pH 7. O procedimento foi repetido, mudando apenas no final a solução-tampão: foi utilizada a de pH 4. Assim, o pH-metro foi calibrado. O eletrodo foi imerso na solução de hidróxido de sódio (NaOH 0,2M/L). Anotou-se o pH da solução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O papel é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras. A vantagem desse método é sua rapidez, o baixíssimo risco de contaminação e a possibilidade de utilização