Relatório de aula
O empirismo e o racionalismo respondem a questão “qual a origem do conhecimento?”
O cepticismo e o dogmatismo, respondem à possibilidade do nosso conhecimento.
Explicando e relacionando cada conceito: Segundo o cepticismo, não é possível haver um verdadeiro conhecimento da realidade. Assim, o sujeito nunca apreende o objeto como ele é.
Habitualmente os cepticos apresentam 4 argumentos para justificar a sua posição:
1. Se o conhecimento começa com as sensações, estas variam de sujeito para sujeito logo não é possível um conhecimento universal baseado nas sensações.
2. Os sentidos dão nos muitas vezes uma aparência da realidade, pois iludem-nos .
3. Existe uma variedade de opiniões, a propósito de vários assuntos, como por exemplo na religião ou na politica, então como considerar que uma opinião é mais verdadeira do que outra?
4. Não é possível compreender verdadeiramente nada, porque quando explicamos uma coisa através da sua causa que esta na origem da anterior, podendo essa procura ser uma regressão do conhecimento até ao infinito. O empirismo relaciona-se com o cepticismo, porque o empirismo defende que a experiência é a fonte e critério de verdade e de conhecimento, facilmente pode cair na subjetividade do conhecimento do objeto. Então até que ponto é que podemos dizer que as sensações traduzem o que a realidade é?
Segundo o dogmatismo é possível chegar ao conhecimento da realidade. O sujeito pode apreender a realidade tal como ela é, e o conhecimento é a correspondência entre o pensamento e a realidade.
O racionalismo defende que a razão é a fonte do conhecimento e por isso confia nas capacidades racionais do sujeito. Ao partir de princípios que são evidentes ao nosso pensamento e não dependem da experiencia progredimos no conhecimento como forma segura.
O empirismo relaciona-se com o