Relatório de aula sobre universidades
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ENGENHARIA QUÍMICA
ACADÊMICOS: FELIPE HANNECKER, VITÓRIA CAZUNI DE ALMEIDA
DISCIPLINA: INICIAÇÃO AO CONHECIMENTO ACADÊMICO
PROFESSOR: DIEGO BECHI
Relatório de aula
Universidades
A universidade surgiu na antiguidade clássica, mas teve uma interrupção entre os séculos V e X. Desde então sofreu diversas mudanças, hoje buscamos uma universidade que seja “não uma merda consumidora e repetidora de informações importadas para ‘profissionalizar’, mas sim um recanto privilegiado onde se cultive a reflexão crítica sobre a realidade e se criem conhecimentos com bases cientificas” (Livro Fazer Universidade, capítulo II, parágrafo 2). Mas não era isso que aconteceu nos séculos passados, veremos a seguir.
Na idade média era a igreja que coordenava o ensino superior tornando o ensino dogmático, onde determinavam verdades absolutas que giravam em torno da fé e da religião, por outro lado nessa época também surgiu as discussões e debates abertos, claro sempre sendo vigiados por um professor para manter a ortodoxia. Por volta do século XVI no inicio da idade moderna o que marcou bastante foi a rebelião burguesa que ia contra as ideias medievais e isso resultou numa rápida mentalidade individualista. Mas ainda assim o ensino era dogmático, e esse tipo de ensinamento ainda hoje nos interfere no nosso senso critico, pois traz o professor como autoridade máxima nos determinando o que é certo ou errado sem podermos criar opinião própria.
Já no Brasil as escolas superiores só foram surgir no século XIX e universidades só em 1933, onde seguiam os padrões europeus. Em 1935 Anísio Teixeira propôs a ideia de universidades de debates livres de ideias, mas a ditadura chegou e desmanchou com esse sonho por um determinado tempo. Por volta de 1960 essas ideias ressurgiram, e uma equipe de professores convenceram os governantes a tentar inovar, a tentativa de mudança ocorreu em Brasília uma cidade nova, de novos tempos,