fichamento til
2. Resumo
PRIMEIRO VOLUME
I – CAPANGA
“Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e da mocidade. O viço da saúde rebentava-lhes no encarnado das faces, mais aveludadas que a açucena escarlate recém aberta ali com os orvalhos da noite. No fresco sorriso dos lábios, como nos olhos límpidos e brilhantes, brotava-lhes a seiva d’alma.”
Os jovens caminhavam descontraídos “pela ramagem frondente das árvores e renovos que abrolhavam, percebia-se a proximidade de uma grande manancial, e entre as crepitações da brisa nas folhas, como um tom opaco desse arpejo da solidão, ouvia-se o murmure soturno do Piracicaba, que leva ao Tietê o tributo caudal de suas águas.
A narração prossegue descrevendo um cenário bucólico e harmonioso. Depois de uma grande trovoada na noite anterior, a manhã nasceu radiante.
“Algumas vezes, deixava o rapaz de seguir com o passo a menina, para acompanhá-la com a vista.”
Em uma dessas ocasiões, seus olhares se cruzaram...
“- Que me está olhando aí? Nunca me viu? Exclamou com surpresa, mas travada sempre da petulância que animava-lhe todos os movimentos. - Não era para você! Respondeu rápido o moço, baixando a cabeça de modo a ocultar o rubor que lhe afogueava o rosto.”
O jovem tentando disfarçar sua timidez fez pontaria a um cardeal que se embalava no topo de uma palmeira. Nesse momento, a jovem proferiu seu nome: “- Miguel!...”
De repente parou; imóvel, quase estática, enquanto os olhos se pasmavam em um ponto além.
“A orla do mato assomara o vulto de um homem de grande estatura e vigorosa compleição,