Relatório de Aula Prática
Materiais utilizados
- Suporte Universal;
- Papel Filtro;
- Vidraria: Becker de 100 ml; Becker de 250 ml; Tubo de ensaio de 100 ml; Funil.
Reagentes:
- Limalha de ferro;
- Areia;
- Cloreto de sódio;
- Água destilada.
Objetivo
Separar todas as fases:
- Líquida água
- Sólida solúvel cloreto de sódio
- Sólida não solúvel e não magnética areia
- Sólida não solúvel magnética limalha de ferro
Procedimento
Em um becker de 250 ml dissolver 5 gramas de cloreto de sódio em 10 ml de água destilada, adicional 10 gramas de areia lavada e 10 gramas de limalha de ferro.
Agitar bem e filtrar a mistura com papel filtro, para a melhor separação da parte sólida, acrescentar 20 ml de água. A parte sólida deverá ser levada à estufa para secar. Após o processo de secagem, separar a areia da limalha de ferro com o auxílio de um imã.
A parte líquida será aquecida até que toda a água se evapore, restando somente o cloreto de sódio.
Em seguida pesar todas as fases.
O cloreto de sódio foi pesado junto com o Becker, em seguida foi pesado o mesmo becker vazio e seco, a diferença na pesagem corresponde à quantidade de cloreto de sódio resultante da separação.
Conclusão Durante o procedimento não ocorreu nenhuma reação química, apenas operações unitárias, teoricamente todos os componentes que entraram na operação deveriam ter suas quantidades preservadas. No entanto, isso não aconteceu, dos 5 gramas de cloreto de sódio que entraram na operação apenas 3,56 gramas restaram após o procedimento. Houve perdas no momento da evaporação (a mistura estava respingando muito) perda total de 1,44 gramas. A limalha de ferro inicialmente com peso de 10gramas, teve o peso reduzido para 6,44 gramas, possivelmente estava misturada com material não magnético. A areia teve seu peso aumentado de 10 gramas para 13,5 gramas, isso em função do material não magnético misturado na limalha de ferro.