Relatório de aula prática sobre produtos amiláceos
Centro de engenharia de alimentos
Matérias primas agropecuárias
Relatório de aula prática sobre produtos amiláceos
2011
Introdução O amido é um componente utilizado na indústria de alimentos para aplicações relacionadas à conservação, apresentação e fabricação de produtos.
O mercado de amido vem crescendo e se aperfeiçoando nos últimos anos, levando à busca de produtos com características específicas que atendam as exigências. A produção de amidos modificados é uma alternativa que vem sendo desenvolvida com a intenção de se adequar o produto obtido às distintas aplicações. Essa busca por novas tecnologias de produção se justifica principalmente pela alta tendência dos amidos formarem pasta e pela grande dificuldade de gelatinização do produto em sua forma nativa.
Dependendo do tipo, o amido pode, entre outras funções, facilitar o processamento, servir como espessante em sopas, caldos e molhos, fornecer sólidos em suspensão e textura, ser ligante em embutidos, estabilizantes, ou ainda proteger os alimentos durante o processamento.
Objetivos
Observar o aspecto físico de amostras de diferentes produtos amiláceos (amido modificado, amido pré gelatinizado e fécula de mandioca) após a dissolução em água destilada em duas temperaturas.
Materiais e Métodos
Foram realizadas as pesagens de 5 g das amostras de cada tipo de amido (pré gelatinizado, modificado e fécula de mandioca) em balança analítica para duas repetições. Na primeira repetição as amostras foram solubilizadas com 100 mL de água destilada à temperatura ambiente em béqueres de volume correspondente e agitadas com bastão de vidro. Já na segunda repetição as amostras foram solubilizadas com água destilada aquecida em microondas.
Resultados e Discussão
A amostra de amido modificado dissolvido em água destilada à temperatura ambiente apresentou-se turva com formação de precipitado após repouso e ausência de gelatinização. Já a amostra