Relatório de Aula Prática: Sistema Tampão
1.
INTRODUÇÃO
3
2.
MATERIAL E MÉTODO
4
3.
RESULTADO
6
4.
DISCUSSÃO
11
5.
CONCLUSÃO
12
6.
REFERÊNCIA
13
1. INTRODUÇÃO
Todos os organismos têm sistemas químicos de ocorrência natural que servem para manter constantes o pH de seus organismos. Em linhas gerais existe uma solução que é capaz de manter os níveis de pH em estabilidade a essa solução damos o nome de tampão que de maneira análoga é “qualquer coisa que serve para amortecer um choque ou suportar o impacto de forças opostas” (BACCAN, N 2001). As soluções tampões são utilizados nos sistemas orgânicos com a finalidade de manutenção do pH, freqüentemente faz-se necessário o controle do pH de uma solução onde íons H+ estão sendo gerados ou consumidos em um determinado processo, de forma geral muitas reações bioquímicas são afetadas com a alteração do pH. Por exemplo, o pH do sangue humano que deve permanecer dentro de um intervalo bem estreito de valores, 7,38 a 7,42 a fim de que a pessoa esteja saudável. (TERCI & ROSSI, 2002)
Robert Boyle no século VII acidentalmente deu inicio aos estudos de classificação ácido-base. Ao preparar um licor de violeta percebeu a mudança da coloração para o verde em solução alcalina e vermelho para solução ácida. Boyle tornou repetir este procedimento gotejando o licor em papel branco e adicionando vinagre, o mesmo tornou-se vermelho. Assim definiu que qualquer substância que adicionado aos extratos das plantas se tornarem vermelha é uma solução (TERCI & ROSSI, 2002).
Os indicadores naturais de ácido-base constituem-se numa alternativa prática, fácil, barata e sustentável para a realização de práticas cotidianas, como por exemplo, avaliação físico-química de leite, tanques de psicultura, frutas, dentre outros, substituindo produtos sintéticos que não consideram a necessidade de preservação e a segurança alimentar. Além disso, esses produtos podem ser utilizados no ensaio de química ou bioquímica para estudantes de ensino médio e graduação,