relatório de aula prática de vasos indicadores
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR:
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 01:
PAINEL COM VASOS COMUNICANTES E INDICADORES
ALUNOS:
TURMA: ECI0
INTRODUÇÃO
Vasos comunicantes são todos os sistemas que contém dois ou mais recipientes (por exemplo, baldes) que estão ligados por um duto (cano), ou simplesmente uma mangueira transparente em forma de U capaz de escoar o fluido de um recipiente ao outro. Dois recipientes que mantenham esta comunicação de fluidos terá sempre o mesmo nível de suas colunas líquidas quando abertos ao ar. A hidrostática, também chamada de fluidos é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso. Aplicar uma força num determinado ponto de fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir"a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido,distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão. Neste trabalho será feito um experimento de observação do comportamento de um liquido sob a ação de uma pressão dentro de vasos comunicantes.
OBJETIVOS
Quando dois líquidos que são imiscíveis (que não irão se misturar) são colocados em um recipiente, de modo que o de maior densidade fique localizado na parte inferior e o de menor densidade na parte superior obtém uma superfície de separação horizontal.
Caso os líquidos imiscíveis sejam colocados em vasos comunicantes em forma de u, eles irão se dispor de modo que suas alturas, medidas da superfície de separação ao topo do líquido sejam inversamente proporcionais às suas densidades.
CONCLUSÃO
Com isso podemos concluir que as duas ou mais alturas líquidas, que são medidas partindo de uma superfície de separação, são inversamente proporcionais ás próprias densidades. E através da observação de um dos sistemas de vasos comunicantes, que