trabalho
Nomes: Daiane Regina Nº: 02 Dayra Silveira Nº: 03 Eduarda Melo Nº: 07 Igor Teles Nº: 27 Ilma Lopes Nº: 29
Série: 2º II.
TÍTULO 1: BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS
INTRODUÇÃO: Briófitas são vegetais, na maioria terrestre, apresentando características que as separam das algas e plantas vasculares. Seus gametângios são pluricelulares, com uma camada estéril que protege as células sexuais da dessecação, sendo esta uma adaptação à vida. Alguns possuem células para condução de água e elementos fotossintetizados. São vegetais pequenos e crescem em uma variedade de substâncias de substratos naturais ou artificiais. Capacidade de reter umidade. Na evolução das plantas, as pteriodófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos para conduzir nutrientes. Possuem raiz, caule e folha. A maioria é terrestre e habita lugares úmidos e sombrios.
OBJETIVOS:
Identificar Briófitas e Pteridófitas;
Observar macroscopicamente;
Observar a evolução das plantas.
MATERIAIS:
Exemplares de vegetais
OBSERVAÇÕES: As Briófitas são plantas que não possuem raízes, folhas e caules. Contém esporos, são geralmente encontradas em troncos de árvores, muros. Algumas, na maioria do tempo, não estão em estado de reprodução. Já as Pteridófitas possuem folhas. São cheios de soros, quando estão em período de reprodução e soltam esporos.
CONCLUSÃO: Conclui-se que as Briófitas são organismos multicelulares autótrofos de pequeno porte. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, não possuem sistema de vasos condutores (avasculares). As Pteridófitas foram o primeiro grupo de plantas a apresentar vasos condutores de seiva, além disso, sabe-se que elas precisam de água para a reprodução.
TÍTULO 2: FUNGOS E LÍQUENS
INTRODUÇÃO: Os fungos decompõem vegetais mortos reciclando elementos vitais. Pelo uso de enzimas extracelulares como as celulares. Os fungos são os principais