Relatório de aula prática de amostras sedimentares
Descrição das amostras Macroscópicas
Amostra I
A primeira rocha sedimentar observada mostrou-nos grandes clastos, alguns arredondados, esféricos; outros angulosos, que variam de tamanho entre 17x11cm o maior e 2,5x1cm o menor, esses grãos são constituídos basicamente de quartzo, classificamos os mesmos como arenitos. A rocha apresenta matriz de grãos do tamanho areia e argila, e mostra alteração que nos evidencia a presença de óxido de ferro. Com base nas características, julgamos a rocha como conglomerado e devido a seus clastos não serem imbricados e serem fisicamente imaturos deduzimos que a rocha teve transporte glacial.
Amostra II
Este seixo possui grãos muito bem selecionados e uma coloração clara, dando a entender que é composta por minerais félsicos, como o quartzo. A granulometria é tamanho areia, não sendo possível ver a matriz ao olho nu. Apresenta arredondamento e a estrutura é de estratificação laminar, isto é, possui menos de 1 cm de distância entre as camadas. O tamanho da amostra é de 21x14 cm. Com tais dados é possível determiná-la como sendo um seixo de Arenito.
O seixo é quimicamente e fisicamente maturo. Fisicamente pois está arredondado, e quimicamente pois é composto basicamente por quartzo, que é um mineral estável.